sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A qualidade de amigo

Notáveis diferenças sentidas ao longo do passar da idade. Posso afirmar que na minha infância, eu pude saber exatamente o significado de se ter um amigo. Na fase infantil tive contatos com outras crianças, de diferentes classes sociais, etnias, escolaridades, famílias, mas que tinham o mesmo sendo comum: o de afeto, respeito, lealdade, proteção e muita confiança. Outros amigos eram meus pais, meu irmão e um amigo imaginário. A criança quando educada, desenvolvida sua índole e caráter, sempre possui seu ar de pureza transmitindo também, amor. Quase sempre. Algum amor puro, ao menos muito mais puro do que se pensam e sabem... os adultos.
Infelizmente, este senso se perde com o passar dos anos. Acredito que não deveria, não poderia ser assim, mas quanto mais adulto, mais e maiores são as decepções, os tombos, mais cansaços, mais aprendizados, mudança de valores e reais significados. As palavras amigo e/ou inimigo geralmente são empregadas de maneiras errôneas.
Não acredito, não vejo isso em pesquisas e aprofundamento na questão, que uma pessoa consiga ter no máximo dos máximos, com certa folga na matemática...20 amigos. Falemos amigos de verdade e reais. Amigos. Acredito sim, e pude constatar que as pessoas fielmente que não possuem mais do que meros conhecidos.
A qualidade de amigo é algo raro na sociedade, principalmente se tratando da atual. Conhecidos muitas vezes, trabalham no mesmo local, são vizinhos, é o médico, ou 280 pessoas da sua rede social de 300 amigos, até os inimigos podem ser apenas conhecidos. Você sabe lá. O que não significa estar lá realmente. A qualidade de amigo vai além. Não é apenas a rodinha de bar,  uma carona diária, ou conhecidos vampirescos que sugam toda sua energia positiva ou a última gota de felicidade. Amigo fala, critica construtivamente, dá bronca, cuida, muitas vezes deixando de fazer algo por ele mesmo, para fazer algo por você. Este não te ouve apenas, mas desprende o tempo necessário para você terminar seu desabafo todo e suas lágrimas. Amigo não dá um ombro para você chorar ou deitar a cabeça. Amigo dá os dois ombros, para que você abrace e deite no que escolher. Muito menos um amigo pensa no que você possui ou não possui, materialmente e monetariamente falando. Quando um amigo de verdade realiza uma conquista, te deixa realmente orgulhoso ou vice-versa. Não muda ser caráter, personalidade, carinho. Não é o carro novo, o apartamento novo, o tênis novo que deveria mudar uma pessoa. E ter isso, ou não ter, não significa de maneira alguma, ter autoridade de lhe desrespeitar. Nunca. Isso tudo é pequeno demais. Mentes pequenas, pessoas pequenas, falha lá na frente é resultado.
Um amigo nunca te pisa com objetivo de ferir-lhe, pode lhe machucar um dia sem intenção de tal e o perdão estará presente facilmente. Porque aquela criança sincera, ética, respeitosa, afetuosa, leal e de confiança...ainda existe.
Essa é a maior qualidade de amigo. Sê-lo. 

Juli.

Nenhum comentário: